9 Dicas simples para uma dieta eficaz

1/04/2015

Olá meninas,

Quem me segue no facebook sabe que estou numa re-educação alimentar.
Não pretendo perder muito peso e sim tonificar o corpo, mas para isso é necessário ver-me livre das gordurinhas acumuladas.
Antes de me lançar de cabeça nesta minha etapa, pesquisei muito para não meter o pé na poça ou fazer as coisas de forma erra que podia ser prejudicial para a minha saúde.

Então o post de hoje é para vos dar 8 dicas de como se manterem no vosso caminho saudável, sem dietas malucas.

1 – Dizer não à restrição

Algumas pessoas, seja por falta de informação ou porque a "amiga" aconselhou, tem por hábito deixar de comer os seus alimentos favoritos, por achar que são demasiado calóricos. 
No entanto ela não funciona a longo prazo. Mais tarde ou mais cedo, não vamos resistir à tentação e comeremos o dobro.
O segredo está em comer aquilo que gosta mas em porções controladas, em ganhar hábitos alimentares que tornam a dieta mais fácil e eficaz.

2 – Dormir bem

A leptina, hormona capaz de controlar a sensação de saciedade, é produzida durante o sono. Se dormir pouco, o seu organismo não produzirá a quantidade suficiente de leptina, o que fará com que tenham mais fome durante o dia e, consequentemente, a comer mais e consumir alimentos mais calóricos. Nada melhor que uma noite bem dormida, para uma vida mais saudável.


3 – A Internet como auxiliar

A Internet é um mundo onde se encontra muita informação, o que pode ajudar na motivação.
Experimenta ter suportes sobre alimentação via e-mail ou participar em blogs com relatos de pessoas que tentam emagrecer. Todas estas coisas irão fazê-lo sentir que não é o único nesta situação e aumentar a motivação para a dieta.

4 – Comer devagar

A sensação de saciedade demora a chegar ao cérebro.
As pessoas que comem depressa, acabam por consumir mais quantidade de alimentos porque não dão tempo para essa informação chegar ao cérebro e, assim, ainda sentem fome quando, na realidade, o estômago já está cheio.
Mastigar devagar e sentir os sabores e textura dos alimentos é uma boa prática para o controlo do peso.

5 – O telemóvel a ajudar

Experimenta programar o teu telemóvel com alarmes de 3 em 3 horas, assim saberá sempre que está na altura de comer qualquer coisa, beber água ou comer mais fruta. Desta forma evita ficar demasiadas horas sem comer, o que resultaria num aumento da fome e no maior consumo de alimentos.
Pode também aderir a aplicações como My Fitness Pal.
Ele faz o calculo de quantas calorias que deve consumir diariamente, baseado no seu peso actual e no peso que pretende atingir. A partir disso pode criar uma espécie de Diário Alimentar para ajudar a controlar as calorias consumidas durante o dia, registar exercício físico, etc.

6 – Acabar com o stress

O stress faz com que tenhamos necessidade de compensar o organismo de alguma forma. A maioria das pessoas faz essa compensação através do consumo de alimentos, normalmente mais calóricos, com mais açúcar e mais gorduras. Se for uma pessoa com tendência a compensar o stress com a comida, experimente ter ao pé de si alimentos mais saudáveis e arranjar formas de relaxar, como por exemplo, ouvir música ou fazer exercício.

7 – Comer várias vezes ao dia

É errado pensar que para emagrecer tem que passar fome.
Ao passar muito tempo sem comer, o seu metabolismo vai diminuir e, consequentemente, irá comer demais na próxima refeição. Além disso, ao comer também gasta energia nos processos de mastigação e digestão, pelo que o seu metabolismo acelera, ajudando à perda de peso.
Tente comer até seis vezes por dia, nas quantidades adequadas e em horários certos.

8 – Afastar a televisão

Quando vemos televisão o nosso metabolismo descansa e, por isso, precisa de menos energia para funcionar, queimando menos calorias. Quando comemos a ver televisão, não temos noção da quantidade que ingerimos e acabamos por comer demais. Como o metabolismo está mais lento, a comida em excesso resultará num aumento de peso.

9 - Actividade física


Tão importante como a alimentação é o exercício físico.
Além de queimar calorias e ajudar na perda de peso também tonifica os músculos, melhora a circulação, melhora as funções cardíacas e pulmonares, aumenta o auto-controle, reduz o estresse, aumenta a habilidade de concentração, melhora a aparência, reduz o risco de depressão, melhora a qualidade do sono, previne a pressão sanguínea e colesterol altos e diabetes.
Portanto exercitem-se.
30 minutos de caminhada diária é o suficiente para uma vida mais saudável.




Aqui ficam as minhas dicas meninas.
Não percam a motivação!!
Procurem participar de grupos ou páginas para não se sentirem sozinhas na luta.
Se querem saber o tipo de alimentação que eu tenho, sigam-me na página Shine & Glamour. Lá Partilho diariamente as minhas refeições.
Para quem usar a app Fitness Pal, adiciona-me e vamos na luta juntas. O meu ID é PatyCaetano


poderás também gostar de:

2 comentários

  1. eu só utilizo um truke que funciona comigo, não comer 5 horas antes de dormir, para conseguir ,tomar pequeno almoço, tão difícil para mim... não há gordo nenhum que tome pequeno almoço, só os obesos mórbidos porque sofrem de adição ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho dificuldade em tomar o pequeno almoço (desde sempre).
      principalmente se tiver de comer antes das 8 da manha. fico mal desposta e passo mal o resto do dia e olha que eu sempre fui bem magra.
      Hoje em dia tomo o pequeno almoço por volta das 10h da manha. algo que pretendo mudar também.
      Pretendo estabelecer horarios.

      Eliminar

Subscribe