Dinner Date: Tagine de borrego
1/16/2018
Olá amoras,
Ora muito bem! Como falei lá na pagina do facebook (vai lá espreitar de ainda não me segues), Sábado é dia de DINNER DATE, ou seja, um jantar romântico para dois, onde testamos novas receitas, vinhos e pomos a conversa em dia.
Quem tem filhos sabe o quão difícil às vezes pode ser arranjar um tempinho para conectar com a nossa cara metade, por isso venho partilhar esta ideia que o marido teve e funciona assim:
- As crianças jantam algo especial também (normalmente ela escolhe pizza ou massa com molho de queijo etc) e vão mais cedo para a cama. O Henrique adormece logo, a Leonor, como é mais velha, tem o bónus de poder ficar a ver um filme na cama (normalmente adormece no meio do filme).
- E nós, preparamos o nosso jantar juntos. Cozinhamos sempre algo diferente tanto para prato principal como para sobremesa. Como estamos ambos de "dieta" aka Reeducação Alimentar, este é o dia em que nos permitimos a exageros.
Acompanhado com um vinho (ou cerveja) e um filme.
Não só podemos ter este "momento a dois" como eu posso ter uma refeição em que realmente saboreio a comida, ao em vez de ter que intercalar uma garfada para mim e uma colherada de papa para o Henrique.
Então para começar esta nova "rubrica" aqui no blog trago-vos uma receitinha marroquina: Tagine de borrego.
Ingredientes:
Azeite qb
500g de borrego cortado em cubos
1 cebola picada
2 cenouras cortadas em cubos
2 dentes de alho picados
1 lata de grão de bico
200g de damasco seco picado grosseiramente
250g de batata doce
1 lata de tomate picado
2 clh de sobremesa de cominho em pó
1 clh de sobremesa de paprika
1 clh de sobremesa de coentros secos
1 pau de canela
1 clh de sopa de gengibre bem picado (ou ralado)
Coentros Frescos
sal
Modo de preparo:
Numa panela, aquece o azeite em lume brando e salteia o borrego até ganhar cor em todos os lados. transfere o borrego para um prato.
Adiciona a cebola, o gengibre e as cenouras e refoga até a cebola ganhar cor. Adiciona o alho e refoga por mais um minuto.
Coloca o borrego de volta na panela e adiciona as especiarias, o pau de canela, a lata de tomate, os damascos e o grão de bico. Tempera com sal e mexe bem até ferver.
Agora têm duas opções. Escolhe a mais indicada para ti e segue os passos:
1- PANELA CONVENCIONAL + FOGÃO: Adiciona 200ml de caldo de galinha e deixa ferver por 10 minutos para engrossar o molho. Adiciona as batatas e reduz para fogo baixo e deixa cozinhar lentamente até que a carne esteja tenra.
2- PANELA ELÉTRICA SLOW COOKER: Transfere tudo para uma panela slow cooker e deixa cozinhar por cerca de 6-8 horas (Este foi o método que usei).
Mais ou menos duas horas antes de servir, adiciona as batatas.
0 comentários