Semente de Chia - Benefícios e como consumir

6/19/2014

Olá meninas,

Muito se tem falado na semente de Chia, nos seus benefícios e em como ajuda a emagrecer, mas tenho notado que poucos sabem como realmente se deve consumir a fim de se conseguir tirar o maior proveito dela.
Por isso resolvi fazer este post e explicar tudo o que sei sobre ela.
Toda a informação que  reuni, advem de sites como: saude.sapo.pt , www.portaldasaude.pt , mdemulher.abril.com.br entre outros



Como vocês sabem, a chia tem ganho terreno no mundo da alimentação uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. 
Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

 Benefícios:

Cherry Blossom Ajuda a emagrecer: a semente proporciona um sensação de saciedade. Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada.

Cherry Blossom Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de libertação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2.

Cherry Blossom Previne doenças cardiovasculares:é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3.

Cherry Blossom Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. 

Cherry Blossom Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, da sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. 

Cherry Blossom Fonte de cálcioProtege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. 

Cherry Blossom Pele e cabelos mais bonitos: na sua composição apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos. 

Cherry Blossom Efeito anticelulite: ajuda a diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo. 

Cherry Blossom Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, 

Cherry Blossom Boa fonte de ferro: Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

Quantidade recomendada de chia

Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da chia. No entanto, como ela é calórica, o mais recomendado é consumir 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa ao longo do dia.
Eu consumo 1 colher de sopa ao almoço e outra ao jantar. Podendo as vezes acrescentar um pouco (1 colher de cha) no iogurte do lanche.

Como consumir a chia

Ela pode ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém as suas propriedades em todas estas formas de consumo.

Cherry Blossom Em forma de gel: deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado.
Consuma-o 30 minutos antes das refeições. Esta é uma boa dica para quem quer perder peso, assim evita comer grandes porções de alimentos à refeição.


Cherry Blossom Semente seca: adicionar a semente a líquidos como sumos, iogurtes, vitaminas, fruta fresca ou saladas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.

Cherry Blossom Óleo da chia: ele pode ser usado para temperar saladas ou para regar a refeição quando já estiver no prato. O aquecimento do óleo de chia não é recomendado.

Cherry Blossom Na forma de farinha: a farinha pode ser misturada a frutas, sopas e sumos de.
Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos.


Riscos

A chia é um carboidrato, apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente para queles que não bebem uma quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.
O consumo excessivo de fibras pode interferir negativamente na absorção de minerais como cálcio e zinco.



A Chia pode ser considerada um suplemento alimentar, por isso, antes de a introduzirem na vossa alimentação, procurem o aconcelhamento do vosso médico ou nutricionista.
Sejam conscientes e consumam a chia da forma correcta. Não é por consumir uma dose elevada que vão emagrecer mais rápido.

poderás também gostar de:

8 comentários

  1. Confesso que não conhecia.

    http://modaeleganciaestilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, amora! É muitíssimo útil, ver que realmente nem sempre as pessoas sabem como consumir para conseguirem aproveitar o melhor que ela nos fornece!
    Mais uma vez, foi um gosto passar por aqui e aprender mais um bocadinho :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada eu pela visita :)

      Eliminar
    2. Meu Deus, ando mesmo atrasada nas respostas :s Não tenho tido tempo para nada :/
      Não agradeças, é sempre um prazer passar por aqui! :)

      Eliminar
  3. Eu houve uma fase que comia bagas goji mas depois nunca mais :/
    E as sementes ando a pensar nisso!
    Beijo ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também como. Gosto delas no iogurte ou sereais c/ granola e iogurte liquido.

      Eliminar
  4. Tenho ouvido falar bastante! usam muito nos sumos detox!

    ResponderEliminar

Subscribe