Reeducação Alimentar - menos kg e mais saúde!!

3/26/2015

Olá Belezas,

Quem nunca ouviu alguém dizer que não faz dieta porque não quer ou não consegue mudar os hábitos alimentares? - Eu já ouvi e confesso que eu mesma já dei esta desculpa!
Óbvio que só emagrece quem quer, por vontade própria, e não para seguir modas ou ir na cantiga do povo.
Este post é destinado aqueles que o querem mas acham que têm que fazer grandes sacrifícios para o conseguir. Estão enganados se acham que para emagrecer é necessário dietas malucas, passar fome, comer apenas salada e coisas sem sabor e sem temperos.
Eu desde que pus na cabeça que iria perder kilos e ganhar saúde que disse e jurei a mim mesma não deixar de comer ou fazer aquelas dietas milagrosas que se vem por aí.
Em vez disso mudei o cardápio cá de casa!
Marido e filha desfrutam da mesma alimentação que eu. Não é dieta, é re-educação alimentar, apenas tornei tudo mais saudável e nutritivo.

Vamos às dicas:

  •   Deixamos para lá os produtos refinados como o pão branco, massas e arroz, e passamos a consumir apenas produtos integrais. Tem muito mais sabor e são altamente nutritivos.
  •  Óleo e outras gorduras já não entram cá em casa. Aprendi a fritar bifes com agua ou sumo de limão, os ovos estrelados passaram a ser feitos em formas de silicone no forno ou microondas, e ficam igualmente saborosos.
  • Cereais de pequeno almoço como chocapic's, cheios de açúcar, também já não fazem parte dos nossos hábitos! Agora ao pequeno almoço temos cereais integrais ou papas de aveia, ricos em fibra e uma fonte de energia.
  • Legumes ou salada tem de estar presente em todas as refeições. 
  • A Batata normal foi substituída por batata doce, as vezes por abóbora e ninguém nota a diferença!
  • Acabei com os refogados! Continuo a fazer caçarola de carne deliciosas sem ter uma gota de gordura! Coloco tudo dentro de uma panela com 1 copo de agua e polpa de tomate, bastantes temperos e voilá... um almoço ou jantar deliciosos!
  • Passamos a usar açúcar demerara para substituir o típico branco granulado que de nada tem de benéfico para a nossa saúde. Em contra partida o demerara têm valores nutricionais altos (cálcio,  ferro e  sais minerais) claro que deve ser consumido moderadamente.
  •  Aprendi que o azeite deve ser consumido apenas cru pois ele não aguenta temperaturas altas. O ideal é usar apenas 1 colher de sopa por dia. Eu apenas uso para temperar saladas ou regar legumes cozidos.
  • Apenas uma vez por semana eu permito-me comer algo mais calórico ou menos saudável, como por exemplo bife com batata frita e ovo, ou pizza, ou hot dog ou uma sobremesa... Apenas é válido uma escolha por semana.
    Hoje em dia eu já não sinto falta desses alimentos, então eu (quase) já não faço o "dia do lixo".
A minha torre de temperos.
Para alem destes ainda tenho 2 cestos com mais temperos como ervas secas, paus de canela, etc.

 
Já dá para ter uma ideia das mudanças?
A esta alimentação saudável ainda faço exercício e tenho sempre em atenção de não exagerar nas porções.
Desde que adoptamos estes hábitos saudáveis sentimos que temos mais energia, mais disposição, mais resistência a  gripes e constipações.
Na minha filha senti a maior diferença de todas: começou a interessar-se mais pelas refeições, come melhor e repete a refeição. Até tem interesse em experimentar os vegetais crus, pimento é um dos favoritos dela. Ganhou mais apetite e peso, o que é o triunfar de uma luta de 2 anos.

Para estas e outras digas não te esqueças de visitar e seguir a página do facebook: Shine & Glamour,
 onde partilho diariamente as minhas refeições e exercícios físicos para fazer em casa :)



poderás também gostar de:

1 comentários

  1. Que refeições deliciosas! :) também sou fã de comer saudável e "clean" e cozinho pratos desse estilo, são muito deliciosos e fazem-nos sentir bem :)
    Já estou a seguir o blog! ;) **

    http://pretty-little-stories.blogspot.com

    ResponderEliminar

Subscribe