cronograma capilar: hidratar, nutrir e reconstruir

6/03/2016

olá meus amores

O assunto de hoje é sobre um amor/ódio. Toda a mulher ama mas dá tanto trabalho que às vezes dá vontade de passar a tesoura.
Cabelos!
Este post é para quem está a precisar dar um “up” nos danados.
Vou falar sobre o cronograma capilar, que é uma rotina de tratamento  que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir os fios. É indicado para todos os tipos de cabelo mesmo para queles que são pintados ou descoloridos.



O CC tem como objectivo repor os nutrientes naturais do cabelo que, devido às químicas, poluição, àgua quente, secador etc, se perdem com o tempo, deixando os nossos cabelos rebeldes, com frizz, secos, sem brilho e quebradiços.
Ele é composto por 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução sendo que serão feitas 7 hidratações 4 nutrições e 1 reconstrução por mês.


*Caso lavem o cabelo todos os dias usem apenas champo e condicionador da vossa preferência.

Hidratação

É a responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar, devolvendo brilho e maciez nos cabelo.
Procurem por máscaras que contenham ingredientes como: extratos vegetais (plantas ou frutos), Pantenol, Glicerina, Aloe Vera, Silicones, Vitaminas, Mel e açúcares, Colágeno, Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.


All Soft Redken | Creme Hidratação Dove Óleo Nutrição | Creme Elséve Arginina Resist | Creme de Hidratação Elséve Hidra-Max | Máscara de Tratamento Hidratante Acquaflora | Máscara Hidratante para Cabelos Castanha Natura | Nativa SPA Máscara Capilar Hidratação Intensa Amora 


Nutrição

Esta etapa consiste em repor os lipídios dos fios, especialmente em cabelos secos por terem uma falta natural de gordura nos fios.
A etapa de nutrição consiste em útilizar produtos que contenham óleos, manteigas e outros componentes hidratantes
É através da nutrição capilar que reforçará a energia vital dos cabelos que, de certa forma, se desgastaram pelos mais variados agentes externos tais como sol, vento, água do mar, piscina, produtos químicos decorrentes da coloração, entre outros.



Curvaceous Curl Dive Redken  | Masquintense Kerastase  | Máscara Elixir Ultime Kerastase  | MÁSCARA INTENSIVA MULTICONTROLE Absolut Control  | Máscara de Tratamento L´oréal Professionnel Mythic Oil  | Máscara de Tratamento Hair Food  | Máscara Lee Stafford Hair Growth Treatment 

Para esta fase é possivel usar a umectação usando óleos como o óleo de coco, azeite, óleo de abacate, óleo de karité, óleo de argan.
Podem também adicionar uma colher de sopa destes óleos ou manteigas (manteiga de karité, de cacau, de abacate, manteiga de macadâmia,  de argan) à vossa mascara para potencializar o efeito nutritivo. 

Reconstrução

O processo deposita nos fios queratina, proteínas, aminoácidos e minerais, todos hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. Estes componentes tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.
Nas máscaras de reconstrução procure hingredientes como: proteínas, ceramidas, arginina, soja, complexo de queratinas.
Para que uma máscara seja uma reconstrutora potente, é necessário que possua na sua formula pelo menos dois componentes dos acima citados.


Extreme Builder Redken  | Bonacure Repair Rescue  |  Máscara Intrarreparadora Biolage Advanced: Matrix  |  Máscara Restauradora de Queratina Pro Keratin Refil  | Máscara de Tratamento L´Oréal Professionnel Absolut Repair  | Wella Sp Luxe Oil Keratin  |  Máscara Restauradora Repair Treatment Keune  |  Creme de Tratamento Seda S.O.S Reconstrução 



Este cronograma é apenas uma sugestão. Adapta-o de acordo com a tua disponibilidade. 

Antes de iniciar cada etapa, o cabelo deve ser lavado com champo apenas, a seguir colocar a mascara e só no fim selar os fios com o condicionador.
Após as 4 semanas, dependendo da situação do teu cabelo, podes continuar o tratamento ou esperar pelo menos um mês e repetir o processo.

Espero que gostem do post! Tive o cuidado de pesquisar muito sobre o tema para que os vossos cabelos fiquem hidratados e saudáveis ;)

Quem já tiver feito um cronograma capilar ou se aventurar, por favor conta aqui as tuas experiências! 

poderás também gostar de:

3 comentários

  1. E deve ser usado shampô sem sal ah e também se pode fazer umetação com óleo de ricínio e de amêndoas :)
    Gostei do post, beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Adorei esse post. Eu uso muito óleo de coco e fica ótimo. Tô t seguindo. Me segue tb: http://thaisejoaoprasempre.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho MESMO de fazer isto! obrigada!
    o meu cabelo tem tendência a ser super oleoso, então houve uma altura em que tive de abolir completamente a hidratação, resultou mas sinto a falta do cabelo estar macio. vou ter de tentar, talvez com máscaras menos ricas :)
    estou a seguir, beijinho
    http://her-concept.blogspot.com

    ResponderEliminar

Subscribe