Testei o copo menstrual

4/27/2018

Olá meus amores

Finalmente consegui vir aqui partilhar a minha experiência com o copo menstrual.
Não é novidade para ninguém que a mulher passa por menstruação todos os meses e felizmente existe no mercado várias opções para tornarem esses dias mais confortáveis.
Infelizmente para mim sempre foi um empecilho e desconfortável. Os pensos higiénicos sempre foram um grande NÃO! E os tampões, apesar de práticos causam ressecamento, deixam fibras que podem causar infeções e, já para não falar, depois de se mãe o fluxo aumenta muito e os desastres acontecem: vazamentos, necessidade de trocar a cada meia hora, o que acabava por me deixar impossibilitada de fazer imensa coisa.

Um dia no facebook deparei-me com o anuncio da OrganiCup, uma marca Alemã, e fiquei encantada. Já à muito queria testar o copo menstrual e esta marca trouxe-me total confiança.
Este copo é  feito de silicone cirúrgico (por isso não causa alergias) e custou-me 21£.
Vem numa caixinha reciclável e trás dentro um saquinho para arrumar o copo quando não esta a ser usado.

A escolha foi simples. Eles possuem apenas dois tamanhos A e B, um para quem nao teve parto vaginal e o outro para quem teve um parto vaginal.
As instruções eram claras: ferver o copo durante 5 minutis (no inicio e final do ciclo) e durante a menstruação lavar apenas com água.
Para colocar existem duas formas de "dobrar" o copo, testei ambas e escolhi a que mais me agradou.

Agora vamos lá à minha experiencia:

1- Tive (e tenho) dificuldade em colocar.  Ou é falta de jeito ou devido a ter o canal vaginal curto (sim, sim isto existe! não é  so eles que podem ter a piloca pequena (risos) muitas mulheres "sofrem" de canal vaginal curto e, durante a menstruação, o colo do útero desce deixando ainda menos espaço o que dificulta ainda mais as coisas) porém não impossibilita o uso. É uma questão de insistência.
2- Para quem perguntou "sujamo-nos ao tirar?" Não, não me sujei pois tudo fica dentro do copo e não temos contacto com ele, porém para colocar a história é outra...
3- Tive de cortar a pega (pelo motivo que expliquei no ponto 1) mas depois de colocado e super confortável. Até me esqueço que estou menstruada.
Ao contrário do tampão que por ter aquele fio acabava por incomodar. (e acabou-se as idas à casa de banho a cada meia hora para trocar... e fazer nr1 e ficar com o fio molhado com xixi)
4- Acabaram-se os odores! como o sangue não fica em contacto com o ar, não há  cheiros, nada, niente!
5- A minha carteira agradece! Gastava em média 10£ a 15£ por mês em catrafadas para aguentar estes dias... tampões, toalhitas, cremes..
E por 21£ tenho algo que me vai durar uns bons aninhos. Um excelente investimento.
6- Não acho nojento mas sei que há pessoas mais impressionáveis por isso assumo que o copo menstrual não será para todas. Mas acredito e aconselho pelo menos a testar. Não é o mais indicado, mas dado o investimento podem sempre comprar um baratinho para testar, e se gostarem investirem num de melhor qualidade.

Eu aprovo e recomendo. 

poderás também gostar de:

4 comentários

  1. Adorei o post, o copo menstrual é algo que me trás alguma curiosidade e tu explicaste tudo muito bem.
    Não sabia dos tamanhos do canal vaginal, ahahah nunca tinha pensado nisso :P
    Não sei se tenho coragem de usar, acho que teria alguma dificuldade em colocar e receio de não ser capaz de tirar.
    Beijinhos grandes <3
    Elisabete Caiado Condeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim cada mulher pode ter o canal mais “fundo” ou mais curto... o meu é curtinho e como o colo do útero desce dificulta um pouco mas nada que a gente não se adapte.
      Quanto ao retirar não tem como correr mal... se não conseguires chegar à pega podes sempre usar os músculos pélvicos para o puxar contraindo e soltando. Ele vai descendo

      Eliminar
  2. Eu estou a usar o mesmo e comecei esta semama. Não foi a coisa mais fácil do mundo para acertar na colocação ainda para mais com esse tipo de pega que chegou a magoar e eu fiquei aflita, principalmente no primeiro dia, no terceiro dia já foi tranquilo, a pega não me fazia nenhuma confusão. É mais higiénico sim (para colocar não é assim tanto mas basta lavar antes de colocar e pronto), é tão bom fazer chichi mais descansada, não ficar suja e a mim o copo aguentou o dia todo. Só não usei à noite porque a pega doia ao fim de um tempo por não estar direito eu não ponha à noite para não saturar mais o vagina mas no próximo ciclo já vou experimentar. Obrigada por partilhares a tua opinião 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vou no meu terceiro ciclo e às vezes ainda erro.
      Quanto há pega podes sempre cortar.
      Tenta colocar o copo o mais para dentro que consigas e se mesmo assim ainda te incomodar corta metade da pega e vai testando. Eu cortei a minha rente ao copo para não ficar a “picar-me” quando me sentava

      Eliminar

Subscribe